Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora

ofertaBanner20172018

GES

INCERTEZAS COM RESPOSTA

As perguntas, na medida do possível, são apresentadas tal como foram formuladas. Assuntos que saiam do âmbito do Ges são encaminhados para as estruturas competente.

PerguntasGes

1 - É possível engravidar quando se perde a virgindade supondo que, por exemplo, o preservativo se rasga?

Se a mulher/jovem se encontrar no período fértil e se houver falhas na utilização do preservativo, nomeadamente se este romper durante o ato sexual, ou se não for devidamente aplicado antes do início do mesmo, é perfeitamente possível a ocorrência de uma gravidez não planeada.

A eficácia do preservativo quando bem utilizado é de 90%.

O cálculo do período fértil pode ser feito pela mulher, através de métodos naturais, cuja eficácia é bastante reduzida, dado que os ciclos sexuais são afetados por numerosos estímulos externos (emoções fortes, medos, entre outros) e internos (distúrbios hormonais por exemplo).

A utilização de métodos naturais não é aconselhável para jovens adolescentes, dado que exigem uma análise muito cuidada do próprio corpo.

2 – Nas escolas deveria haver mais abertura e serem explicados em sessões temáticas, os conceitos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgénero), pois a falta de informação pode estar associada a preconceito.

Em breve e ainda durante o segundo período estão previstas sessões em sala de aula/auditório, sobre estas temáticas, sobre as quais muitas dúvidas persistem na nossa sociedade.

Os directores de turma serão informados sobre o agendamento dessas sessões e poderão, se assim o entenderem, contactar o gabinete de educação para a saúde, no sentido de inscreverem a sua turma numa dessas sessões.